LEÃO

LEÃO

SEJA BENVINDO AO NOSSO CLUBE

Este é um espaço do Lions Clube de Brasília Metropolitano destinado a compartilhar com todos os seus amigos e companheiros as notícias e informações sobre o Clube.
Prezado amigo e visitante seja bem vindo!
Aproveite e conheça um pouco mais sobre o Movimento de Lions Clubes.
Um fraterno abraço

terça-feira, 30 de março de 2010

MENSAGEM DO PRESIDENTE INTERNACIONAL EBERHARD WIRFS AOS LÍDERES LEÕES

Estimado Leão,

Estou lhe escrevendo para trazer boas notícias. Continuamos apresentando crescimento líquido em fevereiro, chegando a +22.879 sócios, comparados com os +14.042 no mesmo período do ano passado. A formação de novos clubes também disparou, atingindo 1002 novos clubes, enquanto que no ano passado foram 841, o melhor resultado em 12 anos. E esta onda de crescimento entrou março adentro, pois já passamos de 25.000 sócios nas primeiras duas semanas do mês.

Mesmo sendo estes resultados impressionantes, o meu lema "Move to Grow" refere-se de fato a mover em novas direções e atender às necessidades crescentes tanto das nossas comunidades como dos nossos sócios. Porque se atendermos às demandas do mundo, aproveitando as oportunidades que se apresentam, inevitavelmente haverá aumento de sócios.

Deixe-me destacar algumas novas formas de "Move to Grow" que tivemos.

Família e Mulher no Leonismo

Primeiramente, nossos relevantes resultados de aumento de sócios são decorrentes do fato dos clubes estarem convidando mais mulheres e familiares qualificados para se afiliarem. As mulheres representam 22% do nosso quadro social, alcançando 290.000 sócios. E isto se repete em toda parte do mundo. Semana passada, por exemplo, eu estava no Japão, onde historicamente há uma defasagem na afiliação de mulheres em relação a outras áreas, e tivemos o prazer de saber que os distritos múltiplos lá apresentaram um aumento de sócios substancial, e 90% deste é devido à afiliação de mulheres e familiares

E em relação à afiliação de familiares, sabemos que em várias partes do mundo mais e mais pessoas gostariam de voluntariar e servir junto com suas famílias. Talvez isto não seja possível em todos os clubes, mas certamente todos os distritos deveriam oferecer clubes familiares, clubes que talvez tenham que se reunir em horários diferentes e buscar tipos diferentes de projetos de serviço que possam envolver toda a família. Parece-me que muitos clubes estão aproveitando esta oportunidade, uma vez que agora mais de 164.701 sócios, ou 12,5 % do total, são integrantes de unidades familiares. Saiba mais a respeito da unidade familiar e dos seus benefícios.

Leo Clubes

Trabalhamos também em um "Move to Grow" nos nossos Leo clubes, reposicionando a marca através de todos os materiais para Leo clube e criando o Cantinho Leo no nosso web site. Os materiais novos têm com certeza mais apelo, mas o que é mais importante, agora falamos com os jovens usando a linguagem deles e do jeito que eles gostam de se comunicar, especialmente através da internet. Por exemplo, a nova página Leo no Facebook possui 1800 sócios. É um local especial onde os Leos podem se reunir online, trocar idéias e conectar com Leos de outros países. Os Leos agora também têm um banco de dados dos sócios, o LeoMMR, para que possamos todos nos comunicar melhor uns com os outros. Envie um e-mail para Leommr@lionsclubs.org se o seu distrito ou clube possui Leo clubes que não estejam online ou para mais informações sobre os esforços Leo.

Tecnologia

Até mesmo as pessoas mais velhas como eu, ou melhor, "mais maduras", podem se beneficiar com as novas tecnologias de comunicação. Em janeiro, participei de vários webinars online, seminários feitos através da internet, com mais de 300 membros de equipes de GD na América do Norte, Japão bem como no Sul da Ásia e África.

Ao longo de três horas, durante três sessões, pude viajar através de diferentes fusos horários, desde a Califórnia a Tóquio e de volta, para interagir com as nossas Equipes de GD sem nem ao menos sair do meu escritório.

Tenho agora escutado a respeito de Lions clubes e distritos em todo o mundo que estão usando webinars, e até mesmo vídeo-conferência online, para fazer o trabalho render mais e conectar com mais Leões. E mesmo LCIF, a nossa fundação, tem se valido mais da tecnologia ao angariar US$ 140.000,00 online para o Haiti em poucos dias e para publicar diariamente novidades sobre o nosso trabalho de ajuda ao Haiti.

Espero que você tenha podido constatar que o meu lema "Move to Grow" não se refere somente ao crescimento físico, mas a novas formas de crescimento como organização, para estabelecer novas metas a atingir e mover em novas direções, para garantir que permaneçamos sendo a maior, mais ativa e mais atrativa organização de clubes de serviço.

Estou convencido de que estamos movendo na direção certa. Os resultados até agora falam por si próprios. Mas, repito, vamos continuar este movimento com ainda mais rapidez, para que possamos fazer deste o maior ano da nossa história, quando colocaremos LCI rumo a um futuro ainda mais brilhante, ao nos expandirmos de novas formas e continuarmos nosso "Move to Grow".

Cordiais saudações,

Eberhard J. Wirfs

Presidente internacional

MOVE TO GROW

segunda-feira, 29 de março de 2010

A INSTRUÇÃO LEONÍSTICA

Em reunião de Lions, a Instrução Leonística reveste-se de fundamental importância por ter a finalidade de transmitir conhecimentos e de orientar sobre o Movimento. É a busca do saber acerca da filosofia e das normas do Movimento da Associação Internacional de Lions Clubes.

É a forma mais objetiva e eficiente que se encontrou para transmitir a doutrina de Melvin Jones e para fazer com que ela se aprofunde no âmago desse movimento internacional.

Tem por objetivo fazer com que os associados de um clube sejam instados à prática do serviço desinteressado; à defesa dos interesses comunitários; ao incentivo aos princípios do bom governo, da boa cidadania; à união dos clubes pelos laços de amizade, bom companheirismo e compreensão recíproca, bem como ao fomento de um espírito de compreensão entre os povos da terra.

Pelos benefícios advindos para a prática do leonismo, ela deve ser adotada em todas as reuniões de um clube, de forma paulatina, pois é sabido que a apreensão do conhecimento não ocorre da noite para o dia, de relance.

Segundo Paulo Freire, “Aprender, não é um ato findo. É um exercício constante de renovação”.

Para Abigail Adams, trata-se de um processo, quando afirma que ”O aprendizado não é conquistado acidentalmente. Ele deve ser perseguido com ardor e tratado com diligência”, corroborando outro autor que declarou que “aprender é um processo que se inicia quando se nasce, e só termina quando se morre”.

O PDG 74/75 CL Arnaldo Setti, de saudosa memória, externou muito claramente o seu pensamento sobre o que vem a ser “Instrução Leonística” quando, no prólogo da Coletânea elaborada pelo CL Wálteno Marques da Silva, em Abril de 2002, sob o título “Instrução Leonística. Conhecendo e Melhorando”, disse:

“Na expressão instrução concentra-se o cerne do objetivo que se procura alcançar.
Instrução é educação cultural. Pode o homem palmilhar pelos incontáveis caminhos do saber e em todos, procurando seu alicerce, irá encontrar a instrução.

Sejam, quais forem as áreas do conhecimento humano, este só será adquirido por intermédio da instrução. Quanto mais o homem se instruir mais vai ampliar seu conhecimento, mais vai avançar em sua educação cultural.

O conhecimento é o domínio teórico ou prático de um assunto, seja ele qual for, inclusive, obviamente, o Leonismo”.

Devido a sua importância, a instrução leonística não pode ser tratada de qualquer maneira, sem preparação cuidadosa - a começar pela escolha do tema a ser abordado -, que deve ser importante, oportuno e adequado para a platéia ouvinte, cuja finalidade pode ser de natureza informativa ou motivacional. Deve, enfim, tratar de tema relevante, mediante cuidadosa escolha, e ministrado conforme planejamento elaborado no início de gestão, para ser desenvolvido durante o ano leonístico.

Outro benefício da instrução leonística é que ela é útil não só para os ouvintes, mas, também, para a pessoa que a escreveu e que fará a sua apresentação, tal como bem se manifestou Cora Coralina ao refletir sobre a correlação entre o saber e a sua transferência: “Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

Para cumprir a sua finalidade, ela não deve ser proferida em forma de discurso, mas sim através de explanação sucinta voltada para todos, de maneira concisa, sem divagação, fantasia ou devaneio. Deve ser bem apresentada, de forma audível, de modo a despertar a atenção e o interesse de todos os ouvintes.

Por respeito ao palestrante, deve-se ouvir a instrução leonística com a maior atenção possível , e com a mesma que os ouvintes irão desejar quando for o dia e a hora da apresentação deles.

É a maneira cortês de se proceder, pois, sendo assim, o palestrante, por um lado, terá mais entusiasmo para transmitir os seus conhecimentos, e a platéia, de outro, a capacidade de absolver melhor o conteúdo em apresentação.



Fernando Luiz Ramos Dias
PDG 2002/2003

A HISTÓRIA SE REPETE


A cada ano surgem as mesmas dificuldades para que as Comissões de Indicação de Candidatos encontrem um companheiro que predisponha a candidatar-se ao cargo de presidente e cuidar dos destinos do clube, caso seja eleito.

A função de Presidente de Clube ao invés de ser honorífica, parece ter se tornado num fardo muito pesado. Daí se poder concluir ser esse o motivo pelo qual quase ninguém tem tido vontade de aceitar tal importante incumbência espontaneamente.

Tal paradoxo, pelo que se sabe, não ocorre só quando da escolha de candidatos à presidência. Acontece, também, na hora do preenchimento de cargos e na formação das comissões de trabalho pela recusa sistemática de alguns companheiros que, ao serem convidados, apresentam evasivas sem fundamentação aceitável, mormente por se tratar de Clube de Lions cuja razão de ser é a prestação de serviço.

Ditos associados, ao procederem assim, sobrecarregam os abnegados que ainda existem, constituem um mal exemplo para os demais, e contribuem para o enfraquecimento de seu clube e do próprio Movimento. Demonstram falta de espírito leonistico, não se colocando em disponibilidade nem mesmo demonstrando vontade de servir, qualidades estas indispensáveis para aqueles que pertencem a um clube de serviço.

Louvo, nesta oportunidade, os companheiros que mesmo com algum sacrifício pessoal tem assumido sua responsabilidade e aceitado de bom grado missões e cargos, em todos os níveis.

Auguro, sirva de motivação para todos, os maravilhosos exemplos de doação, serviço e de disponibilidade revelados por Cristo ao longo de sua vida, e realizados de conformidade com as suas próprias palavras grafadas no Santo Evangelho: “Eu não vim para ser servido, mas para servir”.

Eis aí, no meu entender, a razão maior pela qual devemos servir aos outros antes do que a nós mesmos, o que se coaduna não só com a lei do dever como a da felicidade, conforme a idéia expressa por certo pensador de que: “viver para os outros é não somente a lei do dever, mas também a da felicidade”.

Espero, pelas razões expostas, que os associados dos Clubes de Lions meditem sobre a importância deste assunto, assumam a responsabilidade de ser associado de um clube de serviço e passem a cooperar com a sua diretoria para acabar com esse problema paradoxal, que faz com que , a cada ano, a mesma coisa ocorra, e “A HISTÓRIA SE REPETE”.



CL Fernando Luiz Ramos Dias

Governador 2002 / 2003


terça-feira, 23 de março de 2010

A ÁGUA

É o constituinte mais característico da Terra, e é o ingrediente essencial para a vida. Sem água não há vida possível. É um bem precioso e absolutamente necessário para a atividade humana.

É uma substância abundante na Terra, sendo encontrada como água salgada e como água doce. Do seu estado gasoso, existente na atmosfera, ela pode precipitar-se em estado líquido, como chuva, orvalho ou nevoeiro, ou em estado sólido, como neve ou granizo.

É de fundamental importância para a manutenção da biodiversidade, para a produção de alimentos e para a preservação da própria vida. Têm grande importância ecológica, econômica e social, razão pela qual vem sendo considerada cada vez mais como um recurso estratégico para a humanidade.

Na maioria das religiões, a água é também importante e é considerada como purificadora no Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Xintoísmo e Wicca..

Em outras religiões, como no Judaísmo e Islamismo, segundo princípio semelhante, é ministrado aos mortos um banho de água purificada, simbolizando a passagem para a nova vida espiritual eterna. Ainda no Islão, os fiéis apenas podem praticar as cinco orações diárias após lavagem do corpo com água limpa, no ritual de ablução denominado wudu!.

A escassez de água, nos dias de hoje, é um problema ambiental de extrema gravidade cujos impactos tendem a aumentar cada vez mais caso o manejo dos recursos hídricos não sejam revistos pelos países.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas já não têm acesso a água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias, cujo número pode dobrar até 20025, quando dois terços da população mundial poderá estar sofrendo com problemas relacionados com à escassez de água limpa.

A gravidade dos problemas da água é maior porque, embora as sociedades humanas dependam da água para sua sobrevivência e para o desenvolvimento econômico e social, elas vêm poluindo e degradando tanto as águas superficiais como as subterrâneas.

Há, ainda, a questão da diversificação dos usos múltiplos da água, da deposição de resíduos sólidos e líquidos em rios, lagos e represas, e o do desmatamento e da ocupação de bacias hidrográficas o que têm agravado os problemas e produzido crises de abastecimento e de qualidade das águas.

A Organização das Nações Unidas – ONU, preocupada com a problemática da água no planeta Terra, instituiu o dia 22 de Março, de cada ano, como sendo o “Dia Mundial da Água”, com a finalidade de aumentar a consciência pública, dos governos, das agências internacionais, das organizações não-governamentais e do setor privado, quanto a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável.

É evidente que a questão da água não cabe só ao Poder Público equacionar. É também um dever de cada um e da coletividade como um todo.

Há necessidade de profundas transformações nos processos de educação, que devem enfatizar a formação, porque o homem, no afã de promover o desenvolvimento, polui o ar que respira, degrada o solo que nos alimenta e contamina a água que se bebe”.

Tratando-se de um recurso finito, que cabe a todos preservar, apresenta-se, a seguir, algumas mudanças de hábitos para ajudar na redução do consumo de água e, consequentemente, na preservação do meio ambiente, pela redução no lançamento nos esgotos.

● Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.

● Se em sua casa existe um torneira pingando, conserte-a tão logo possível – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. De nada adianta apertar a torneira, isso só desgastará a arruela e agravará o vazamento.

● Quando abrir uma torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use-a para regar as plantas, ou qualquer outra finalidade.

● Feche a torneira sempre quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torneira aberta pode desperdiçar até 15 litros por minuto.

● Use as máquinas de lavar roupas, somente na sua capacidade total. A redução do número de lavagens pode poupar grande quantidade de água.

● Não utilize lava-louças com poucas peças. Enche-as totalmente, pois cada ciclo de lavagem evitado economiza até 50 litros de água.

É grave e preocupante o quadro de insustentabilidade no nosso planeta, que precisa ser modificado com urgência. Tal circunstância requer a participação de todos, de modo especial dos Clubes de Lions que, com vistas o bem estar da comunidade, podem colaborar desenvolvendo campanhas de preservação e conservação da água, que é finita e de vital importância.


PDG 02/03 Fernando Luiz Ramos Dias - Ex-Assessor do Meio Ambiente do DMLB.




A ALTERNÂNCIA DE PODER

Por constituir sempre um motivo de preocupação, e processo nem sempre fácil de ser resolvido, a alternância do poder nos Clubes de Lions, isto é, a renovação de lideranças em suas administrações, escrevi, ainda quando Vice-Governador, a instrução leonística intitulada “A História se Repete”.

Referida instrução foi publicada no livro “Conhecendo e Melhorando”, de autoria do CL Wálteno, do L C de Planaltina-DF e, por último, na Revista LB-3, Ano IV-Nº03, veiculada na III Reunião do Gabinete Distrital, realizada em Ituiutaba – MG.

Nela abordei a questão do paradoxo decorrente não só das dificuldades que as Comissões de Indicação de Candidatos têm para encontrar quem se predisponha a candidatar-se ao cargo de presidente, como também até mesmo por ocasião da formação das comissões de trabalho, pela recusa sistemática de alguns companheiros que, ao serem convidados, apresentam evasivas difíceis de serem aceitáveis, esquecendo-se que em um Clube de Lions a razão maior de ser é a prestação de serviço.

Em artigo intitulado “A Renovação de Lideranças e o Fascínio do Poder”, de autoria do CL Antônio de Pádua Lage, do L C Belo Horizonte – Jaraguá, Distrito LC-4, e publicado na Edição Oficial em Português da revista The Lion, Brasil –Sudeste, Ano 4, Nº19, entende referido autor, entre outras coisas, que:

“Uma renovação é, pois, um renascimento. Uma nova estrada. Um novo caminho. As experiências anteriores servem como exemplo e como estímulo. A alternância produz uma mexida geral, uma variação de projetos, um desencadeamento de novo processo evolutivo. A renovação resolve, mistura, desperta, afasta o comodismo, atiça o entusiasmo, aflora competência. A renovação impele o Companheiro à procura de novas realizações e à busca de novos motivos de serviços. A renovação conscientiza o Companheiro de que ele é realmente um elemento útil, um cidadão aproveitável, um indivíduo capaz de prestar serviços em várias áreas, onde sua capacidade tenha sido testada. Pela renovação, ele se compenetra de sua condição de Leão e compreende a grandeza da instituição que abraçamos”.

CL Fernando Luiz Ramos Dias - PDG



sábado, 20 de março de 2010

EXPANSÃO DO LEONISMO NO DF

PROJETO DE EXPANSÃO DO LEONISMO NO DISTRITO FEDERAL

1. FINALIDADE

Regular as ações concretas para proporcionar aumento e conservação de associados nos respectivos clubes e a criação de novos clubes no Distrito Federal – DF, baseando-se no Programa “MAIS HUM” do Distrito LB-3

2. REFERÊNCIA

- Plano de Gestão do LB-3 Ano Leonístico 2009/2010.

- Programa “Mais Hum”.

- Determinação do Governador, por ocasião da 2ª Reunião Distrital - Nov 2009 – Ituitaba – MG.

3. PARTICIPANTES

- Coordenadores – CL Jair Morgado; CL Fernando Carlos; CL Licindo.

- Todos os Presidentes da Região A, B e C.

- Todos os Presidentes das Divisões A1-A2-B1-B2-C1-C2.

- Assessor de Extensão do LB-3: CL Jaime Moisés.

- Assessor Esp do Programa “Mais Hum”: CL Auto Tavares.

- Assessor de Associados: CL José Aparecido.

- Todos os Presidentes de Clubes de Lions da Área II.

- Diretor de Associados de cada Clube.

- Convidados: Todos os CCLL PDG do Distrito LB-3, que com seus conhecimentos e experiências serão pessoas essenciais para o sucesso deste projeto.

4. LOCAL

- O Projeto será implantado do Distrito Federal – Área II do Distrito LB-3.

- Nos Clubes de Lions – para as ações de conservação e aumento de associados.

- Locais onde não há clubes – para as ações de criação de novos clubes.

5. PERÍODO DE EXECUÇÃO

As ações aqui estabelecidas serão executadas a partir de DEZEMBRO DE 2009 até JUNHO DE 2010, podendo ser prorrogadas conforme orientações da nova gestão.

6. METAS DO PROJETO

- Aumento líquido de 200 associados.

- Aumento de 10 novos clubes no DF.

7. JUSTIFICATIVAS

- A Área II do Distrito LB-3 (DF) possui muitos clubes com número reduzido de associados e também possui muitas comunidades em condições de estabelecer um clube de Lions.

- O movimento leonístico precisa crescer para continuar forte e melhor atender as comunidades a que serve.

- Nosso maior capital são as pessoas e toda instituição que quer crescer deve investir em seu principal capital.

- Este projeto se justifica por cumprir as determinações do Presidente Internacional de Lions e do Governador do Distrito LB-3, para a expansão do Movimento. – “MOVIMENTO PARA CRESCER” – “NÓS PRECISAMOS DO SEU TALENTO”.

- Os atuais associados devem ter consciência que um clube de Lions é criado para prestar serviços e, assim, quanto maiores, estarão em melhores condições de fazê-lo, apoiando as comunidades.

- O Clube de Lions não é só um clube de amigos. O leonismo foi criado principalmente para realizar Serviços. O companheirismo, a amizade e a fraternidade surgem da união, do trabalho junto, das campanhas, do respeito mútuo e da convivência.

- As pessoas boas, competentes e líderes em suas comunidades devem ser incentivadas a participar do Movimento Leonístico. Não podemos descriminar as pessoas ou decidir por elas, alegando que este ou aquele não tem “perfil”, sem conhecê-lo.

8. CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO

a. A Divisão do Projeto

O projeto está dividido em 3 partes, executadas juntas:

- 1ª parte – AÇÕES PARA AUMENTO DE ASSOCIADOS.

- 2ª parte – AÇÕES PARA CONSERVAÇÃO DE ASSOCIADOS.

- 3ª parte – AÇÕES PARA CRIAÇÃO DE CLUBES.

b. Ações Gerais para a Expansão do Leonismo no Distrito LB-3

- Para que ocorra a expansão do Movimento, devemos buscar pessoas boas, competentes e líderes em suas comunidades e, para isso, o CURSO DE FORMAÇÃO DE LEÕES se constitui uma ferramenta extremamente importante.

- A ação inicial é identificar as pessoas que possam ser leões atuantes e convidá-las para participarem do Leonismo, iniciando com o Curso de Formação de Leões.

- Este Curso é composto de 3 atividades:

- 1º ) PALESTRA INICIAL - PI

Realizada para o maior número de pessoas da comunidade que desejam conhecer o Leonismo. O Governador do Distrito convida as pessoas (Convite escrito – Anexo) e os Clubes realizam a Palestra. A palestra será fornecida aos clubes em CD.

- 2º ) CURSO DE INFORMAÇÃO DE LEÕES - CIL

Após a palestra inicial, as pessoas que gostariam de conhecer um pouco mais sobre o nosso Movimento, serão convidadas para realizarem o CIL. Neste momento inicia-se também a seleção no âmbito do clube. Clubes realizam O CIL. O CIL será fornecido aos clubes em CD.

- 3º ) CURSO DE PREPARAÇÃO DE LEÕES – CPL

Para as pessoas que realmente serão convidadas a ingressarem no clube. Já foram aprovadas pela Assembléia. Após o curso, já podem tomar posse. Clubes realizam O CPL. O CPL será fornecido aos clubes em CD.

c. Ações para Aumento de Associados

1) Inicialmente, por intermédio de ações individuais de todos os integrantes dos Clubes. As pessoas serão convidadas pelos padrinhos, para participarem das reuniões, conhecerem o movimento e tomarem posse.

2) Pessoas que podem ser convidadas: amigos, parceiros, conhecidos, vizinhos, parentes, familiares, colegas de trabalho, autoridades, outros.

3) O Diretor de Associados e a Diretor Social coordenarão a participação dos convidados no Clube.

4) Os novos associados poderão também ser oriundos das ações do Curso de Formação de Leões, seguindo as 3 atividades do item 8b acima.

5) O Diretor de Associados ou um associado designado pelo presidente do clube será o responsável pelo Curso de Formação de Leões de seu clube, apresentando aos convidados as informações necessárias sobre o Lions.

6) É importante lembrar que para um clube ser efetivo, deverá possuir, no mínimo, 20 associados.

7) De modo geral, há dois tipos de pessoas que devem ser convidadas para o Leonismo:

- LEÕES IMPORTANTES PARA O CLUBE

Pessoas que irão trabalhar no interior dos clubes, na administração e nas campanhas. Assim, pode-se atuar:

- transformar as domadoras em Companheiras Leão;

- convidar os jovens, na condição de Leão Universitário;

- convidar membros da família dos leões;

- convidar os idosos, no programa Leão Vigor;

- convidar e incentivar o ingresso de mulheres no clube;

- facilitar a transição de jovens LEO para Companheiros Leão.

- LEÕES IMPORTANTES PARA O LEONISMO

Pessoas que irão trabalhar fora dos clubes, divulgando, abrindo portas, estabelecendo contatos, criando parcerias, melhorando as Campanhas, apoiando as ações do clube junto à sociedade civil organizada.

São pessoas importantes e líderes nas comunidades, não tendo muito tempo para se dedicarem ao trabalho interno do clube, mas sendo vetores importantes para o leonismo: dirigentes, autoridades, políticos, militares, policiais, bombeiros, comerciantes, empresários, educadores, administradores, profissionais liberais influentes e outros.

Estas pessoas podem ingressar em uma categoria especial de associados: honorário, afiliado, forâneo. O importante é que elas estejam a serviço do leonismo.

d. Ações para Conservação de Associados

1) Adotar reuniões dinâmicas, interessantes e curtas;

2) Realizar Campanhas e Serviços;

3) Não fazer só filantropismo;

4) Evitar discriminações;

5) Evitar “panelinhas”;

6) Envolver todos os associados nas campanhas, principalmente os novos;

7) Realizar instruções leonísticas interessantes e curtas durante as reuniões;

8) Criar condições de motivação e desenvolver a liderança entre os associados;

9) Desenvolver o respeito e o companheirismo no clube;

10) Desenvolver a liderança;

11) Reconhecer o trabalho das pessoas;

12) Elaborar agendas e planejar as atividades;

13) Trabalhar em equipe;

14) Ter responsabilidades compartilhadas.

e. Ações para a Criação de Clubes

1) Os Presidentes de Região e Divisão, juntamente com os clubes padrinhos farão todo esforço para a criação de um novo clube na comunidade escolhida, dando todo apoio administrativo, contato com Distrito LB-3 e Lions Internacional.

2) Escolher as comunidades, onde será criado o novo clube. O projeto, no ANEXO A – DISTRIBUIÇÃO DE ENCARGOS PARA CRIAÇÃO DE NOVOS CLUBES, propõe os novos clubes e comunidades, com seus respectivos padrinhos.

3) Fazer contato com as autoridades ou lideranças locais, a fim de coordenar as ações de divulgação, reunião das pessoas, convite para a Palestra Inicial, definindo local, data e hora.

4) Contatar e convidar as pessoas, distribuindo os convites do Governador.

5)Todos devem adotar as Ações Gerais para a Expansão do Leonismo, previsto no item 8b, ou seja, realizar as atividades do CURSO DE FORMAÇÃO DE LEÕES, nas comunidades escolhidas para receberem um clube de Lions.

6) Ministrar a Palestra Inicial. Realizar o Curso de Informação de Leões e, por último, realizar o Curso de Preparação de Leões.

7) Marcar a reunião para a fundação do novo clube.

8) Os clubes existentes no DF serão incentivados a se tornarem padrinhos dos novos clubes, atuando nas novas comunidades, de modo a reunir o maior número de pessoas necessárias para formar um novo clube (em torno de 20 associados), auxiliando de todas as maneiras seu afilhado.

9) Ressalta-se que o DF possui 24 clubes atualmente e muitos com baixo número de associados. Também, possui 29 regiões administrativas, onde somente 8 delas possuem clubes de Lions, logo há oportunidades para a criação de 21 novos clubes no DF.

10) Verificar a possibilidade de reestruturar os clubes que foram extintos nas regiões do DF.

9. MEDIDAS ADMINISTRATIVAS DO PROJETO

a. Reunião de coordenação no dia 02 de dezembro, às 20:00, no Restaurante La Gioconda, para o planejamento inicial das ações.

b. Redigir o projeto.

c. Marcar reunião para apresentação inicial do projeto, no dia 09 de dezembro de 2009, às 19:00 hs, no Restaurante La Gioconda, na SQS 102 – (Rua das farmácias), com a presença de todos os participantes ou seus representantes.

d. Durante a reunião do dia 09 de dezembro será realizado a capacitação dos presentes para ministrarem os Cursos de Formação de Leões.

d. Os coordenadores farão os convites aos participantes utilizando o contato por via email e telefone.

e. Distribuir cópias do CD e deste projeto aos participantes.

Brasília, DF, 04 de dezembro de 2009.

CL Fernando Carlos Santos da Silva
Coordenador



CL Licindo Passos da Silva
Coordenador

“O QUE ESTAMOS FAZENDO (AÇÕES) PARA MELHORAR O COMPANHEIRISMO E O NÍVEL DE SERVIÇO NO LIONS - RESULTADOS.

PRECISAMOS CRESCER!”

AÇÃO ENTRE AMIGOS

O Clube recebeu do CL Leonardo, como doação, um aparelho IPod Nano 16 GB para ser utilizado em uma campanha. Estamos realizando uma Ação entre Amigos, com o objetivo de arrecadar recursos para nossos projetos sociais.

Cada Companheiro receberá uma cota de 15 bilhetes para vender e o sorteio se realizará no dia 11 de maio de 2010.

Vamos trabalhar! As pessoas e comunidades carentes não podem esperar.

Caso alguém queira participar desta campanha e ajudar nosso clube, favor nos procurar pelo NOSSO CONTATO no Blog!

VISITA AO INSTITUTO DOM ORIONE

Neste sábado, dia 19 de março de 2010, o LCB Metropolitano fez sua tradicional visita aos internos do Instituto Dom Orione.

Esta Instituição abriga cerca de 35 jovens com deficiência mental.



O clube levou um lanche, composto de sanduíches, refrigerantes e bolos de chocolate,, entretanto, o ponto alto da visita é a troca de carinho e fraternidade entre os Leões e os jovens internos.


São momentos de grande emoção, sabendo que, às vezes, tão pouco pode significar muita coisa para alguns.

Que Deus abençoe e proteja nossos amigos do Instituto Dom Orione. Obrigado a todos que com sua presença levaram alegria e amizade.

Parabéns LCB METROPOLITANO por mais esta Campanha e Amor e Solidariedade.

ASSEMBLÉIA DE POSSE DE NOVOS ASSOCIADOS


No dia 16 março 2010, tivemos nossa assembléia de posse de novos associados e retorno do CL Amaral para o nosso clube.


Tivemos a oportunidade de dar posse a 3 novos companheiros. Desejamos aos novos associados muitas alegrias e sucesso na família do metropolitano, esperamos contar com a vontade e entusiasmo dos novos associados, a fim de renovar as aspirações e sonhos de todos nós de ver um movimento cada vez mais pujante. Tomaram posse os seguintes Leões:

- CL José Franklin Ferreira de Castro

- CaL Aparecida Correa Porto - (surpresa da festa!)

- CL Leonardo Cabral Dias e sua esposa Ana Claúdia.


Reitegrou-se ao clube o CL José Antunes Cardoso Amaral, que passou um tempo afastado do Clube, mas agora retorna ao nosso convívio e ao movimento leonístico.



Foi uma bela solenidade, onde fomos muito bem recebidos pelo casal Marilene e Geraldo Figueira. Desejo ainda expressar nossos sinceros agradecimentos aos anfitriões da reunião, pelo carinho, trabalho e esmero com que prepararam a reunião. Depois da solenidade tivemos um maravilhoso coquetel de confraternização.




Parabéns LCB METROPOLITANO por mais esta conquista, recebendo em família leonística mais 04 casais!

domingo, 7 de março de 2010

DIA DAMULHER EM 2010

TEXTO EM HOMENAGEM À MULHER, NO DIA INTERNACIONAL EM 08 DE MARÇO DE 2010.

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. Foi a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos.

As operárias daquela época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque.
A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres. Por isso hoje estamos aqui homenageando todas as mulheres. Não importa o título ou cargo, função ou atividade que exercem, pois o maior deles, vocês já possuem: SER MULHER!

HOMENAGEM À MULHER

Um dia não é suficiente, pois todos os dias são dias das mulheres .
Mulheres simples, chiques, peruas, humildes, batalhadoras, sinceras.
Mulheres amadas, Mulheres que amam
Mulheres que são mães, empresárias, trabalhadoras, donas de casa.
Mulheres que são companheiras, amantes e amigas dos companheiros .
Mulheres que fazem às 24 horas do dia serem mínimas diante de tantas ocupações.
Mulheres que completam o sentido da vida e Mulheres que dão luz à vida, que reproduzem e mantém a vida.
Mulheres que sofrem, mas que correm atrás de seus direitos e comemoram a cada conquista , a cada linda vitória.
Mulheres, que são início, meio e fim.
Seres mais especiais e completos, que amam intensamente como se cada amor fosse o único de suas vidas.
E como se fosse eterno, não somente enquanto dure, mas enquanto as suas vidas durarem.
Mulheres que se dedicam à vida , ao amor.
Dedicam-se aos homens, sejam eles namorados, amantes, maridos ou filhos, com todos sentimentos sinceros
Mulheres que desejam ser feliz, e que querem aliar a todos os seus desejos: independência, trabalho, amor, sexo, família, marido e filhos.
Mulheres que são belas como as mais lindas flores.
Mulheres que merecem ser tratadas com gestos delicados, singelos e com muito amor.
Mulheres que merecem serem homenageadas durante todos os 365 dias do ano, às 24 horas do dia, a cada minuto e segundo que correm de nossas vidas.
Mulher! Todos os grandes senhores te reverenciam no seu dia, pois eles nasceram do teu ventre.
Mulher! Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida. Tu és o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. De teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e ressuscita.
Mulher! Ao olhar-te no espelho, reconhece ali a Mãe Divina! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos de amor, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar.
Mulher! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida. Mulher! ....... Neste Dia Internacional , dedicado a ti, todos te proclamam como a Senhora da criação e da beleza e admiram a dádiva que é ser mulher!
SEJAM FELIZES!
Brasília, DF,em 08 de março de 2010.