LEÃO

LEÃO

SEJA BENVINDO AO NOSSO CLUBE

Este é um espaço do Lions Clube de Brasília Metropolitano destinado a compartilhar com todos os seus amigos e companheiros as notícias e informações sobre o Clube.
Prezado amigo e visitante seja bem vindo!
Aproveite e conheça um pouco mais sobre o Movimento de Lions Clubes.
Um fraterno abraço

domingo, 20 de dezembro de 2009

MELVIN JONES - Fundador do Lions Clubes Internacional

Melvin Jones nasceu em 13 de janeiro de 1879 em Fort Thomas, Arizona, EUA, filho de um capitão do Exército dos Estados Unidos que comandava uma tropa de soldados. Mais tarde, seu pai foi transferido e sua família mudou-se para o Leste. Quando rapaz, Melvin Jones viveu em Chicago, Illinois, EUA, tornou-se sócio de uma companhia de seguros e, em 1913, formou sua própria agência.
Em 1909, casou-se com Rose Amanda, que foi a sua principal colaboradora e incentivadora de sua idéias, o exemplo de domadora - denominação usada para as esposas dos membros de Lions.
Nesta época os Estados Unidos estavam se destacando no mundo pelo seu grande desenvolvimento industrial, econômico e financeiro e organizações associativas dos mais variados tipos começaram a surgir nas grandes cidades do país.
Assim Nova York com seus arranha-céus na Ilha de Manhattan, São Francisco, com Golden Bridge, Washington tornou-se o centro da diplomacia mundial e Chicago a segunda cidade do país, com instalações portuárias sem rival no mundo. Todas essas cidades tinham suas associações e a característica principal de todas era o lema: *AJUDAR UNS AOS OUTROS*.
Em 1913, Melvin Jones foi convidado para participar do Clube de Negócios de Chicago, onde os associados eram clientes uns dos outros, faziam propaganda mútua, reuniam-se em almoços com o único fim de ajuda mútua.
Melvin Jones ficou encantado com o companheirismo e a camaradagem dos sócios e uma idéia começou a tomar conta de seu pensamento: *... ESTA É UMA MARAVILHOSA OPORTUNIDADE DOS HOMENS DE NEGÓCIOS TRABALHAREM JUNTOS PARA MELHORIA DE SUA COMUNIDADE E PARA SERVIR AOS SEUS SEMELHANTES...*
Em 1914, eleito Secretário Tesoureiro do Clube, Melvin Jones começou a ter idéias novas, partindo de que *NINGUÉM AVANÇA NA VIDA SE NÃO COMEÇA A FAZER ALGUMA COISA PELO PRÓXIMO*, isto significa que a grande força coletiva desses clubes poderia ser encaminhada para servir desinteressadamente as pessoas mais necessitadas.
A 7 de junho de 1917, vinte delegados representando 27 clubes, reuniram-se em Chicago e discutiram a formação da nova entidade, e nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 1917, reuniram-se em Dallas, no Texas, 46 delegados representando 25 clubes com cerca de 550 sócios e assim foi fundado o LIONS, adotando a data de 10 de outubro como da data de FUNDAÇÃO DO LIONS e esta reunião como a PRIMEIRA CONVENÇÃO DO LIONS.
Nesta reunião a dificuldade foi achar o nome da associação e Melvin Jones investigando a literatura e os monumentos de todos os povos, sempre encontrou presente a figura ímpar do LEÃO. O Leão simboliza o valor, a força e a ação.
Depois de muita discussão o Clube de Negócios de Chicago que era o promotor da reunião, abdicou de seu nome e aceitou o novo nome e estava assim criada a ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUB.
Apenas três anos após sua formação, a associação tornou-se internacional com o estabelecimento do primeiro clube no Canadá, em 1920. A expansão internacional continuou com a fundação de novos clubes, especialmente na Europa, Ásia e África, nas décadas de 1950 e 1960.
A palavra LIONS foi definida como LIBERDADE E A INTELIGÊNCIA - SÃO A SEGURANÇA DA NOSSA NAÇÃO. No Brasil este slogan significa LIBERDADE, IGUALDADE, ORDEM, NACIONALISMO E SERVIÇO.
Na convenção de Dallas foram aprovadas as cores de Lions que são: o ROXO, representando a majestade, a realeza, a lealdade e a integridade e o AMARELO OURO símbolo da sinceridade, da liberdade, da pureza, da generosidade e da caridade.
Em 1920 é que nasceu o EMBLEMA DO LIONS depois de muita discussão é que Melvin Jones o definiu: este EMBLEMA representa um leão olhando o passado, orgulhoso do serviço prestado e outro, confiante, contemplando o futuro, a procura de oportunidade para prestar mais serviços.
Em 1955 inaugurou-se a sede do LIONS em Chicago mas o Leonismo cresceu tanto que foi construída outra sede em OAK BROOK, um subúrbio de Chicago e que permanece até hoje.
Com o tempo, Melvin Jones abandonou sua agência de seguros para dedicar-se em tempo integral ao Lions, na Sede Internacional em Chicago. Foi sob sua liderança dinâmica que o Lions Clubs conquistou o prestígio necessário para atrair sócios com consciência cívica.
Em 21 de junho de 1956 falece sua esposa Rose Amanda Freeman e, dois anos depois Melvin Jones casa-se novamente com Lilian M. Radigan que também o acompanhou sempre em sua incessante atividade leonística.
Melvin Jones, o homem cujo código pessoal "VOCÊ NÃO IRÁ MUITO LONGE ENQUANTO NÃO COMEÇAR A FAZER ALGO POR OUTRA PESSOA" tornou-se um princípio orientador para pessoas com senso de coletividade no mundo todo, morreu em 1º de junho de 1961, aos 82 anos de idade.
Em 1925, Helen Keller discursou na Convenção Internacional do Lions em Cedar Point, Ohio, EUA. Ela desafiou os Leões a se tornarem "PALADINOS DOS CEGOS NA CRUZADA CONTRA A ESCURIDÃO". Desde então, os Lions Clubes têm se envolvido ativamente no atendimento aos cegos e aos deficientes visuais.
Ao ampliar sua atuação internacional, o Lions Club International ajudou as Nações Unidas a constituir as seções de organizações não governamentais, em 1945, e continua mantendo sua posição de caráter consultivo junto à ONU.
Em 1990, o Lions lançou sua mais agressiva campanha para a conservação da visão, o SightFirst. O programa de US$ 202 milhões luta para livrar o mundo de problemas de cegueira evitáveis e reversíveis, apoiando serviços de atendimento médico aos extremamente necessitados.
Além dos Programas de Visão, o Lions Clubs International tem o compromisso de oferecer serviços aos jovens. Os Lions Clubes também trabalham para melhorar o meio ambiente, construir casas para os deficientes, apoiar a conscientização acerca da diabetes, realizar programas auditivos e, por meio de sua fundação, oferecer auxílio às vítimas de catástrofes em todo o mundo.
O Lions Clubs International cresceu tanto que hoje possui cerca 1,3 milhão de sócios, homens e mulheres, em aproximadamente 45.000 clubes localizados em 202 países e regiões.
Melvin Jones viverá eternamente como símbolo da grande associação que fundou, e através de cujo plano de serviço desinteressado se multiplicará sua influência benfazeja em prol da humanidade, até o final dos tempos.
E foi através do idealizador e fundador do Movimento Leonístico, que desde 1917, o mundo conhece o trabalho desinteressado de homens e mulheres, voltados unicamente em prestar auxilio a milhares de famílias, creches, hospitais, escolas e praticando a cidadania entre as comunidades nas quais os Leões atuam.
Melvin Jones foi um homem simples, humilde, devotado ao ideal de Servir, foi um Grande Líder, nunca aceitando ser presidente da Associação que fundou, por isto é reconhecido como o eterno Secretário, cargo que ocupou até seu falecimento.
Em reconhecimento aos serviços prestados por este homem de visão, a Associação Internacional de Lions Clubes não possui um Leão Secretário Internacional, pois através dos séculos Melvin Jones onde estiver, está realizado e vê que a semente lançada em 1917 germinou, cresceu, fortaleceu e espalhou seus galhos por diversas nações.
Em 44 anos à frente do Leonismo Mundial, Melvin Jones, foi distinguido com centenas de manifestações, destacando-se duas delas: uma conferida pelo governo Cubano em 1939, quando recebeu o Mérito Nacional de Carlos Manoel de Céspedes, a mais alta condecoração dada a um civil que não era chefe de Estado, e a outra, sua indicação, por Lions Internacional, para representá-la na Sessão de Fundação da ONU, em São Francisco, Califórnia, onde o Lions mantém cadeira permanente.
Melvin Jones, o homem cujo lema pessoal "VOCÊ NÃO PODE IR MUITO LONGE ENQUANTO NÃO COMEÇAR A FAZER ALGO PELO PRÓXIMO", se tomou o principal condutor de pessoas com espírito de serviço humanitário em todas as partes do mundo.
Por tudo isto, NÓS, INTEGRANTES DO LC METROPOLITANO, não poderíamos deixar de prestar a nossa singela homenagem ao homem que nos legou uma filosofia de trabalho voluntário, da prestação de serviço desinteressado as comunidades em que atuamos, procurando desta maneira, contribuir para o bem estar dos que necessitam do nosso apoio material, de uma palavra amiga ou de um abraço fraternal.
Também, não devemos esquecer o significado do nosso emblema, com o perfil de dois leões olhando em direções opostas, para um passado de sucesso e conquistas e para um futuro de realizações e confiança do que poderemos fazer para a nossa comunidade e não devemos esquecer de que é uma HONRA SER LEÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário