LEÃO

LEÃO

SEJA BENVINDO AO NOSSO CLUBE

Este é um espaço do Lions Clube de Brasília Metropolitano destinado a compartilhar com todos os seus amigos e companheiros as notícias e informações sobre o Clube.
Prezado amigo e visitante seja bem vindo!
Aproveite e conheça um pouco mais sobre o Movimento de Lions Clubes.
Um fraterno abraço

terça-feira, 23 de março de 2010

A ÁGUA

É o constituinte mais característico da Terra, e é o ingrediente essencial para a vida. Sem água não há vida possível. É um bem precioso e absolutamente necessário para a atividade humana.

É uma substância abundante na Terra, sendo encontrada como água salgada e como água doce. Do seu estado gasoso, existente na atmosfera, ela pode precipitar-se em estado líquido, como chuva, orvalho ou nevoeiro, ou em estado sólido, como neve ou granizo.

É de fundamental importância para a manutenção da biodiversidade, para a produção de alimentos e para a preservação da própria vida. Têm grande importância ecológica, econômica e social, razão pela qual vem sendo considerada cada vez mais como um recurso estratégico para a humanidade.

Na maioria das religiões, a água é também importante e é considerada como purificadora no Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Xintoísmo e Wicca..

Em outras religiões, como no Judaísmo e Islamismo, segundo princípio semelhante, é ministrado aos mortos um banho de água purificada, simbolizando a passagem para a nova vida espiritual eterna. Ainda no Islão, os fiéis apenas podem praticar as cinco orações diárias após lavagem do corpo com água limpa, no ritual de ablução denominado wudu!.

A escassez de água, nos dias de hoje, é um problema ambiental de extrema gravidade cujos impactos tendem a aumentar cada vez mais caso o manejo dos recursos hídricos não sejam revistos pelos países.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas já não têm acesso a água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias, cujo número pode dobrar até 20025, quando dois terços da população mundial poderá estar sofrendo com problemas relacionados com à escassez de água limpa.

A gravidade dos problemas da água é maior porque, embora as sociedades humanas dependam da água para sua sobrevivência e para o desenvolvimento econômico e social, elas vêm poluindo e degradando tanto as águas superficiais como as subterrâneas.

Há, ainda, a questão da diversificação dos usos múltiplos da água, da deposição de resíduos sólidos e líquidos em rios, lagos e represas, e o do desmatamento e da ocupação de bacias hidrográficas o que têm agravado os problemas e produzido crises de abastecimento e de qualidade das águas.

A Organização das Nações Unidas – ONU, preocupada com a problemática da água no planeta Terra, instituiu o dia 22 de Março, de cada ano, como sendo o “Dia Mundial da Água”, com a finalidade de aumentar a consciência pública, dos governos, das agências internacionais, das organizações não-governamentais e do setor privado, quanto a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável.

É evidente que a questão da água não cabe só ao Poder Público equacionar. É também um dever de cada um e da coletividade como um todo.

Há necessidade de profundas transformações nos processos de educação, que devem enfatizar a formação, porque o homem, no afã de promover o desenvolvimento, polui o ar que respira, degrada o solo que nos alimenta e contamina a água que se bebe”.

Tratando-se de um recurso finito, que cabe a todos preservar, apresenta-se, a seguir, algumas mudanças de hábitos para ajudar na redução do consumo de água e, consequentemente, na preservação do meio ambiente, pela redução no lançamento nos esgotos.

● Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.

● Se em sua casa existe um torneira pingando, conserte-a tão logo possível – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. De nada adianta apertar a torneira, isso só desgastará a arruela e agravará o vazamento.

● Quando abrir uma torneira e esperar a água ficar quente, guarde a água fria numa jarra ou balde e use-a para regar as plantas, ou qualquer outra finalidade.

● Feche a torneira sempre quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torneira aberta pode desperdiçar até 15 litros por minuto.

● Use as máquinas de lavar roupas, somente na sua capacidade total. A redução do número de lavagens pode poupar grande quantidade de água.

● Não utilize lava-louças com poucas peças. Enche-as totalmente, pois cada ciclo de lavagem evitado economiza até 50 litros de água.

É grave e preocupante o quadro de insustentabilidade no nosso planeta, que precisa ser modificado com urgência. Tal circunstância requer a participação de todos, de modo especial dos Clubes de Lions que, com vistas o bem estar da comunidade, podem colaborar desenvolvendo campanhas de preservação e conservação da água, que é finita e de vital importância.


PDG 02/03 Fernando Luiz Ramos Dias - Ex-Assessor do Meio Ambiente do DMLB.




Nenhum comentário:

Postar um comentário